Curso de empreendedorismo tecnológico amplia capacitação pela Agin/UEA

 
Curso de empreendedorismo tecnológico amplia capacitação pela Agin/UEA

18/04/2024



Com o objetivo de dar continuidade à capacitação de profissionais da Rede Institucional de Inovação, o Comitê Executivo do Fundo de Reserva Específico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, na manhã desta segunda-feira (15/04), o Curso de Capacitação em Empreendedorismo de Base Tecnológica.

 

 

Foto: divulgação

 

 

O evento está sendo realizado no auditório da Reitoria, com transmissão para os centros e núcleos da UEA no interior do Amazonas. 

 

 

Para atender os profissionais que que desejam apresentar projetos nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a ação busca aprimorar os projetos de PD&I com o suporte de consultores especializados e reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, a política estruturante da UEA permite a ampliação e a consolidação da cultura do empreendedorismo de base tecnológica no âmbito da comunidade acadêmica da universidade e das suas inter-relações com a sociedade.

 

 

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou a cultura do empreendedorismo como uma das missões de sua gestão à frente da UEA. “O fortalecimento da relação entre a universidade e as instituições de pesquisa e inovação é fundamental para o desenvolvimento de novos projetos. O curso tem como escopo promover atividades de formação em conceitos e práticas de PD&I, além de apoiar na formulação de mecanismos, arranjos institucionais e instrumentos jurídicos para a produção de PD&I", disse.

 

 

Para o diretor da Agência de Inovação (Agin/UEA), Prof. Dr. Antônio Mesquita, o curso fará um grande diferencial para a UEA, proporcionando transformações significativas no cenário de empreendedorismo tecnológico.

 

“Estamos capacitando nossos professores para elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Isso proporcionará um aumento no número de projetos dentro da universidade e, consequentemente, mais aporte de recursos das empresas do polo industrial. A maior transformação é que os projetos que fazem parte dessa parceria entre indústria e universidade, estão fazendo uma grande diferença dentro da universidade, não só na parte estrutural, mas também na parte social e econômica. É um tripé entre indústria, universidade e sociedade”, destacou. 

 

 

Antônio Mesquita ressaltou que, simultaneamente, o curso irá aprimorar, entre os profissionais, o conhecimento sobre a lei de informática – preceito que faz todo o gerenciamento dos projetos de PDI dentro da Amazônia Ocidental. “A lei do bem, que é uma lei fiscal, vai ser trabalhada para que as empresas que não estão atreladas à Lei de Informática possam, também, desenvolver projetos de PDI dentro de suas empresas, em parceria com a nossa universidade." 

 

Estrutura 

 

Os cursos são oferecidos em dois formatos: Módulo I - Introdução aos conceitos de PD&I e empreendedorismo de base tecnológica para empreendedores da comunidade docente, técnicos da UEA e público institucional. Módulo II - Curso de aprofundamento do entendimento da dinâmica e da gestão de PD&I.

 

 

Cada módulo do curso possui 50 vagas, com uma carga horária de 40 horas de formação e mais 40 horas de mentoria, totalizando 80 horas por turma. As aulas acontecerão de 15/04 a 26/04 (2ª turma) e 20/05 a 31/05 (3ª turma). 

 

 

Com informação da assessoria

Compartilhe

<p>Curso de empreendedorismo tecnológico amplia capacitação pela Agin/UEA</p>

 
Galeria de Fotos
 







Copyright © 2021 O Contestador. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por ARTPAGES.COM.BR